No Calendário Romano, contamos os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo, e os dividimos em 12, cada mês com um nome semelhante à um Imperador Romano. Os meses dividimos em 28, 29, 30 ou 31 dias, sendo que alguns são maiores ou menores por que Imperadores Romanos quiseram para não ficar "abaixo" de outros Imperadores também Romanos. Os dias, por sua vez são divididos em 24 horas, divididas em 60 minutos e então divididos em 60 segundos cada.
Observe quantas vezes a palavras Romanas são citadas... O Oriente quase que inteiro mede o tempo pela Europa, o que pensamos que seja normal, mas não é! Em nossa linha do tempo, a "Idade Contemporanea" começa com a Revolução Francesa, marcando a queda dos Reis em 1789 d.C., no entanto, o Brasil foi ver Reis e Raínhas em 1808, com a vinda da família Real Portuguesa, fugindo de Napoleão Bonaparte e ficando por aqui por um bom tempo (D. João>>D. Pedro I>>D. Pedro II). Tudo bem que trata-se de um processo até a queda total dos Reis, mesmo assim, a linha do tempo varia de país em país. Na linha do tempo que aprendemos na escola, vemos Impérios, Feudos e Reinos, mas não nossos indígenas. É como se o Brasil tivesse aparecido no mapa em 1500 de fato, ou ao menos, é isso que apresse.
Mas quem vive no Mundo Medo, não é teocentrista nem imperialista e sexta passada foi sim ANO NOVO!
No Calendário Judaico, contamos os meses com a lua. O primeiro dia do mês é o primeiro dia (ou deveria dizer noite?) de lua nova. os meses recebem os nomes de Tishrei, Cheshvan, Kislev, Tevet, Shvat, Adar, Adar2, Nissan, Iyar, Sivan, Tamuz, Av, Elul.

E na noite da ultima sexta-feira, quando a primeira estrela apareceu no céu, podemos comemorar pois estamos no ano novo judaico! Mais precisamente em 5770.
No calendário judaico, contamos duas datas importantes: A primeira é a criação do mundo por Deus (à 5770 anos atrás [?]) E a segunda quando o povo de Israel estava para sair do Egito. Quando Deus disse a Moisés suas leis (logo após saírem do mar vermelho) deu-se início ao mês de Nissan (que é primavera em Israel) e que é o primeiro mês do ano, comemorando quando o povo judeu se formou como povo mesmo.
Se você ouvir alguém dizer "shana tova", não se preocupe (ninguém está lhe xingando), shana tova é "bom ano" em judaico e "Rosh Hashaná" (em hebraico "ראש השנה") é "cabeça do ano", o que agente chama de "ano novo" e é comemorado entre os dias 1 e 2 de Tishrei, primeiro mês do calendário judeu quando Deus teria criado o mundo e o primeiro homem.
Mas o primeiro mês do ano não é Nissan? Como é que o ano novo é comemorado em Tishrei? Confundiu? Eu explico: É que no calendário judaico, o primeiro mês do ano é Nissan (Março e Abril do nosso calendário),comemorando a libertação do povo de Israel. Mas o ano novo é comemorado no mês de Tishrei (entre Setembro e Outubro), quando Deus teria criado o mundo.

Agora que você já é praticamente um judeu desde criancinha, feche o bolso e a mão, cobre todos que estiverem devendo para você (inclusive sua mãe) e tenha um shana tova você também!
0 comentários:
Postar um comentário