quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

E chegou o Verão…

Pois é caros amigos, mais uma vez chegou a chamada grande temporada para perder peso…As academias começam a lotar e calçadões então nem se fala né! Mas existem dicas muito boas para perder peso e/ou ganhar massa muscular, claro, não dá mais tempo para ficar com o corpo “super-bombadão” ou magérrimo, mas é bem mais fácil (e rápido) se você entender como as coisas funcionam, portanto, o Mundo Medo apresenta um informativo muito importante para quem quer arrasar no Verão e no carnaval! Mas é bom ler rápido para correr fazer os exercícios na prática!

Primeiro, para não perder tempo, e sim peso, vamos começar por aquilo que as mulheres mais querem: PERDER PESO!

Funciona assim: Tudo, mas tudo o que você faz gasta energia, ou calorias, como você preferir. Ou seja, enquanto lê essa matéria, está gastando energia! O carboidrato (presente no pão, no macarrão, etc..) é o principal combustível do corpo, por esta razão, comemos pão pela manhã para gerar energia para o resto do dia já que, como sabemos, a primeira refeição do dia é a que absorve mais nutrientes. voltando ao que interessa, agente gasta esse carboidrato com exercícios normais (como andar, pensar, respirar, etc..), quanto ao que sobra, esse tem dois caminhos: ou é armazenado em pequenas quantidades ou vira… bem, vai para a descarga!  O que é armazenado vira uma substância chamada glicogênio que retém água e ocupa espaço a solução é simples: se livrar dos carboidratos restantes e armazenar outro nutriente:a gordura. Mas para que armazenar um nutriente? simples. Imagine que você esteja em um lugar onde não há comida fácil, é necessário caçar uma vaca para matar e fazer hambúrguer, mas a vaca não está em um pasto, é selvagem! E em um belo dia ainda para ajudar cai uma forte chuva e você não pode sair para caçar aquele dia!É… parece que hoje não vai ter almoço! parece surreal não é mesmo?  Mas para os seus parentescos de  mais de 10’000 nos atrás a idéia não parecia tão estranha assim!Caçar mamutes era difícil concorda? Por isso nosso corpo possui esse “programa pé- histórico” instalado, e retém energia (gordura) para caso não possa comer por um determinado tempo.

Quando você fica sem comer, o corpo vai começar a gastar essas reservas: Primeiro ele vai gastar o tal do glicogênio (carboidratos), depois as gorduras e, se não tiver mais jeito, as proteínas. Detalhe, as proteínas não se dão ao luxo de serem simplesmente armazenadas, elas são utilizadas para fabricar células. Perder proteínas significa perder músculos! Para seu corpo, é ideal que você coma sempre que possível, porem, nos dias atuais, comida sempre esta a no máximo um quarteirão de distancia, e como durante uma dieta você come pouco, seu corpo acaba fazendo com que a lipase (enzima que regula o armazenamento de gordura) hiperativa-se, a leptina (hormônio que nos deixa satisfeitos) diminua de quantidade e aumente a grelina (que nos da fome). Em uma dieta brusca, daquelas que começam geralmente na segunda-feira, você fica com mais fome e come mais e ainda estoca mais gordura devido a lipase. E é nessa hora que as pessoas geralmente desistem!

Mas se seu objetivo é ganhar massa, lembre-se: “Proteínas viram músculos e músculos muitas vezes são tampados pela gordura”! Portanto, alimentos como ovo, carne, entre outros são muito bons! Se você é gordinho, uma aeróbica também é importante!

 

esse foi um mega resumo de alimentação, lembre-se, comer bem é viver bem! “Good food, good life”. E lembre-se, pratique exercícios 

Compartilhe : :

0 comentários: