“Gente, eu não morri! Estou de volta.”
O Mês de Janeiro abriu o ano com tragédias naturais… Mas Fevereiro… Fevereiro estava calmo, nenhuma notícia bombástica, nenhuma tragédia… Eu estava desesperado pois, como sabem, o meu maior compromisso com o Blog é justamente o Orgasmo Químico Múltiplo que, por falar nisso, peço desculpas por não ter postado o de Novembro e ter pulado de Outubro para a retrospectiva do ano de 2009, o tema sem dúvidas seria o apagão, mas vamos esquecer o tema. Voltando ao Orgasmo Químico Múltiplo de Fevereiro, como eu já disse eu estava desesperado! Foi então que…
Direcionamos nossos olhares para oeste! Mal o Haiti havia se “recuperado”, agora o Chile se via em destruição! O Chile é um estreito e longo país a Oeste da América do Sul que possui 6.435 quilômetros de praia, banhado pelo Oceano Pacífico e uma área total de 756.950 km², e é o 37º maior país do mundo. Pouca gente sabe, mas o Chile também possui uma reivindicação de 1.250.000 quilômetros quadrados de território na Antártida. Um pouco a Oeste do Chile (No Oceano Pacífico) existe um limite de duas placas, é lá onde as placas de Nazca e a Sul-Americana se encontram. E no dia 27 de Fevereiro, elas se moveram! Resultado, um terremoto de 8.8 graus de magnitude na escala Richter, ou seja, por mais
tragédia que isso seja, podemos considerar como normal! Os Países próximos a essas ligações de placas estão em constante alerta! Em 1960, um terremoto de 9.5 graus (o maior já registrado) atingiu o Chile destruindo o país. O terremoto no Chile desse dia 27 foi bem mais forte do que o do Haiti, porem ninguém cantou “We are the World for Chile” pois o país (se comparado a o Haiti) é privilegiados, como podem observar no mapa ao lado, o Porto Príncipe (capital do Haiti) fica bem mais próxima dessa rupturas de que o Chile, onde as mesmas ficam no meio do oceano. Outro fator é o Econômico, o Chile possui toda uma estrutura contra terremotos, e os prédios são mais resistentes, diferentemente do Haiti, pobre coitado!

Quanto ao Brasil, a chance de haver um terremoto dessa magnitude é zero, pois, ao contrario
de do Haiti e do Chile, o Brasil está no meio, e não na borda da placa, mas se acontecer, ferrou, os Maias estavam certos!

1 comentários:
Ainda bem q naum ha chance de haver um terremoto desse aki (ou não), mas me da pena dos chilenos e haitianos....o que podemos fazer é desejar muita luz e força pra esse povo se reerguer !
:)
Postar um comentário