sexta-feira, 12 de março de 2010

E, Finalmente: Orgasmo Químico Múltiplo Fevereiro

“Gente, eu não morri! Estou de volta.”

O Mês de Janeiro abriu o ano com tragédias naturais… Mas Fevereiro… Fevereiro estava calmo, nenhuma notícia bombástica, nenhuma tragédia… Eu estava desesperado pois, como sabem, o meu maior compromisso com o Blog é justamente o Orgasmo Químico Múltiplo que, por falar nisso, peço desculpas por não ter postado o de Novembro e ter pulado de Outubro para a retrospectiva do ano de 2009, o tema sem dúvidas seria o apagão, mas vamos esquecer o tema. Voltando ao Orgasmo Químico Múltiplo de Fevereiro, como eu já disse eu estava desesperado! Foi então que…

Direcionamos nossos olhares para oeste! Mal o Haiti havia se “recuperado”, agora o Chile se via em destruição! O Chile é um estreito e longo país a Oeste da América do Sul que possui 6.435 quilômetros de praia, banhado pelo Oceano Pacífico e uma área total de 756.950 km², e é o 37º maior país do mundo. Pouca gente sabe, mas o Chile também possui uma reivindicação de 1.250.000 quilômetros quadrados de território na Antártida. Um pouco a Oeste do Chile (No Oceano Pacífico) existe um limite de duas placas, é lá onde as placas de Nazca e a Sul-Americana se encontram. E no dia 27 de Fevereiro, elas se moveram! Resultado, um terremoto de 8.8 graus de magnitude na escala Richter, ou seja, por mais1960: Observe as casas em que estado se encontram! Não, essa imagem não foi destorcida! tragédia que isso seja, podemos considerar como normal! Os Países próximos a essas ligações de placas estão em constante alerta! Em 1960, um terremoto de 9.5 graus (o maior já registrado) atingiu o Chile destruindo o país. O terremoto no Chile desse dia 27 foi bem mais forte do que o do Haiti, porem ninguém cantou “We are the World for Chile” pois o país (se comparado a o Haiti) é privilegiados, como podem observar no mapa ao lado, o Porto Príncipe (capital do Haiti) fica bem mais próxima dessa rupturas de que o Chile, onde as mesmas ficam no meio do oceano. Outro fator é o Econômico, o Chile possui toda uma estrutura contra terremotos, e os prédios são mais resistentes, diferentemente do Haiti, pobre coitado!Placas Tectonicas: Rupturas da crosta que ficam em constante atrito, a milhares de anos, em uma serie dessas movimentações, a America do Sul se separou da Africa!

 

Será que agora vai?

Quanto ao Brasil, a chance de haver um terremoto dessa magnitude é zero, pois, ao contrario

de do Haiti e do Chile, o Brasil está no meio, e não na borda da placa, mas se acontecer, ferrou, os Maias estavam certos!

Compartilhe : :

1 comentários:

Rafael Ricione disse...

Ainda bem q naum ha chance de haver um terremoto desse aki (ou não), mas me da pena dos chilenos e haitianos....o que podemos fazer é desejar muita luz e força pra esse povo se reerguer !

:)