quinta-feira, 22 de abril de 2010

Semana Brasileira

Essa semana tivemos dois dias importantes da história nacional: Tiradentes e Descobrimento do Brasil. Sendo assim, estamos tratando de duas datas totalmente diferentes; em uma, a morte de um herói símbolo da independência do Brasil, o outro, símbolo da “prisão” nacional. No dia 22 de Abril de 1500, a esquadra de Pedro Alvares Cabral avistou as terras que se tornariam mais tarde, o Brasil. O termo “descobrimento” é eurocêntrico, tanto é que, nos livros de história, o Brasil só aparece em 1500, como se não houvesse um antes. Nossos livros de história falam mal do eurocentrismo, mas são totalmente eurocentristas. Você dificilmente vai aprender na escola que, em meados do ano 1000 d.C., enquanto o Império Romano dominava a Europa, os índios Tupi dominavam o Brasil, o conquistando (assim como os Romanos) de ponta a ponta (isso sequer será citado). Mas claro que nos é mais importante pensar que, nessa época, o Império Romano mandava em toda a Europa enquanto o Brasil (assim como o resto das Américas, África, etc.), simplesmente não existia.

Já a história de Tiradentes, segue a mesma história de todas as demais histórias criadas por algum moralista idiota. Como aprendemos na escola, dentro do clã, o único pobrezinho era Tiradentes, que acabou decapitado. Os outros simplesmente sumiram depois. O que também é por parte mentira pois, embora tenha sido traído, os outros também o ajudaram. Não é justo generalizar.(não pretendo entrar em detalhes agora, ok?)

Pois bem, para facilitar um pouco, nessas datas “comemorativas”, não vou escrever muito, e sim fazer uma indicação. Para aprender sobre a VERDADEIRA história do Brasil, leiam o livro “Guia Politicamente Incorreto de História do Brasil” , escrito por Leandro Narloch, o livro conta diversos detalhes encobertos da história nacional. Não se deixe levar pelo senso comum, vire um expert em história e arrase em trabalhos escolares, discussões com professores ou rodas de amigos. Fica a dica! ;-)

Capa do livro

Compartilhe : :

0 comentários: