Já faz algum tempo que está rolando na net e na TV a campanha “Propaganda. Faz diferença.”. Mas será que faz mesmo? Muita gente pensa que não.
Para que se entenda sobre propaganda é necessário irmos ao pé da história. Para isso, é só imaginarmos o seguinte: vendas. Vendas nos lembram de dinheiro, ligado ao capitalismo. E para que se tenha uma base, qual é o maior exemplar do capitalismo? Quando pensamos em capitalismo (e consequentemente EUA) q
ue nome nos vem à cabeça? Simples: Coca Cola. A marca já anunciou muito e hoje é o mais vendido refrigerante do mundo (e um dos mais vendidos líquidos também). A propaganda consegue elevar um produto de tal modo que é até difícil explicar. Ela acelera a concorrência. Quer um exemplo mais atual? As maquininhas “Redecard”, a maquina era líder absoluta em cartões de crédito e débito, aceitando cartões Visa, Mastercard, American Express, entre outros. Foi aí que chegou a Cielo, um verdadeiro pesadelo para a Redecard. Ela chegou aceitando cartões Visa, anunciou ser a maquininha mais rápi da no mercado e agora começa a aceitar outros cartões também, como o poderoso Mastercard. Resultado: A Redecard anunciou também e agora, a antiga maquina lenta que demorava a passar qualquer tipo de cartão, já está mais rápida que a novata Cielo.Fica uma dica, se você é daqueles que muda de canal quando seu programa preferido entra no intervalo comercial, não sabe o que perde. Hoje em dia publicitários fazem comerciais geniais (como o da cerveja Skol, “caçapa”- muito engraçado) e outros nem tanto (como a campanha do salgadinho Doritos-“Quer dividir alguma coisa com a galera? Divide um Doritos.”Afinal de contas, que merda é essa?). Você pode pensar que não faz a menor diferença, mas responda rápido: Quais são as maiores operadoras do Brasil? E quais são as que anunciam? Resposta: Vivo, Claro, Nextel, Tim e Oi. Talvez você já tenha falado (em algum lugar) de marcas como Brasil Telecom, Telemig celular, entre outras tantas que não anunciam-e nem vendem. Mais um exemplo: Esse blog. Se você está lendo, é porque foi recomendado por alguém (propaganda), viu o link em algum lugar (propaganda), pesquisou sobre algum tema no Google e abriu esse blog (propaganda), ou clicou em ver próximo blog (coincidência ou propaganda indireta).
E para que fique ainda mais claro a importância da propaganda, separei algumas fotos de (boas) propagandas, sejam elas em outdoors, ônibus ou mesmo escadas rolantes!

0 comentários:
Postar um comentário