O século XX foi marcado por duas coisas em especial: Guerra e tecnologia. Uma se desenvolveu em função da outra. Foi nele que a humanidade viu, pela primeira vez, outra pessoa, talvez do outro lado do mundo, dentro de sua sala em uma tela de vidro. Os videogames nasceram, os computadores também e vieram os aviões e tudo o mais.
Mas entre todas as invenções criadas para entreter o homem, nem uma foi tão crucial quanto o rádio.Ele dominou o mundo, criando até mesmo grandes conspirações e aterrorizando populações inteiras, levando as novelas ao hábito de milhares de mulheres e a musica para todos. Pode-se dizer que a TV é uma melhora do rádio, um rádio com imagem.
Mas se o século XX foi o século das inovações e novidades, o século XXI é o século do aperfeiçoamento. Computadores ficam cada vez mais portáteis, TVs com imagem melhor em menor espaço e o rádio, bem, se antes ele era enorme e funcionava a discos, fitas, CDs, agora cabe no bolso e toca as musicas que você gosta sem custo algum. Mas claro. Isso logo perde a graça. Não basta ele tocar musicas escolhidas por você, não precisar de CDs e nem ser incrivelmente pequeno e bonito. Para a década de 10 falta algo a mais… Ele precisa DANÇAR!
E é essa a proposta do Sony Rolly (de 2007). Provavelmente você nem ouviu falar dele, isso porque foi de fato um fiasco. Embora fosse bonitinho, era caro (cerca de R$800,00) e não guardava muita carga (cerca de 4 a 5 horas de uso) . Mas a ideia é sim “utilizável” no futuro. Ele é um robô, que analisa suas musicas e cria uma coreografia antes de tocar- fascinante não? Embora tenha sido um fiasco em critica e venda, creio que ele pode ser perfeito para aquela visão de futuro que tínhamos na década de 1980- Quem assistiu “The J
etsons” ou “De volta para o futuro I; II; III” sabe bem do que estou falando, robôs podem sim ser nossa forma de entretenimento daqui a alguns anos!
Mas de modo geral, acredito que a era do rádio esteja se acabando… Ou apenas esperando para ressurgir como moda retrô daqui a alguns anos. Quem sabe?
Até lá, vamos ficar com o que temos: TELEnovelas, Musicas baixadas, Jornal a qualquer momento pela internet e por aí vai. A era é da net e não do rádio. Embora um sonzinho ambiente sempre vai bem para acompanhar…
0 comentários:
Postar um comentário