Amigo intimo e fiel das mulheres, delicia da criançada e horror de muitas mães, o Chocolate é a base de toda páscoa: Seja em formato de ovo, coração, coelhinho ou qualquer outro, não podemos imaginar uma páscoa cheia dessas delícias. Aproveitando a ocasião, conheça um pouco mais sobre essa gostosura no especial Ma®ca™ de Páscoa: “Chocolate- A História por trás da delícia”.
Bem, tudo começou com a civilização Olmeca, que viveu no Golfo do México e (estima-se) que já saboreava do Cacau a mais de 3500 anos atrás! Mais tarde, o conhecimento foi passado para os Astecas e Maias.
Quando os espanhóis chegaram ao México, perceberam a importância que o cacau tinha para os nativos, que até então ingeriam o cacau como bebida sem açúcar e frio.
A padrões europeus isso não era bom (era horrível!) então, mais tarde, resolveram experimentar a bebida quente e com açúcar, o Chocolate Quente vira mania entre a elite e logo se espalha pela Europa.
Mas o Chocolate só entra em cena Em 1828,quando um investigador alemão – Corando Van Houten – inventou uma prensa capaz de separar a gordura, manteiga de cacau.Só então que surge o chocolate, apesar de muito diferente do que é hoje.
A Nestlé aparece nessa história quando Louis Cailler, construiu a primeira fábrica de chocolate na Suíça em 1819. Originalmente instalada em Vevey, teve a feliz ideia de adicionar leite ao chocolate, mas, só em 1875, o conseguiu graças à utilização do leite condensado, inventado pelo seu vizinho Henri Nestlé e que foi dono do primeiro Ma®ca™ do Mundo Medo.
A partir desse momento, surgiram tantas concorrentes, uma tentando destruir a outra, que o chocolate foi ficando cada vez melhor, o que garante até hoje a excelência do chocolate suíço.
Em 1904, após um contrato de produção com Peter & Kohler, é lançada a primeira tablete com marca Nestlé, de acordo com uma receita da casa Henri Nestlé S.A..
Em 1913 foi publicada pela Baker's Company a primeira receita de "tabletes de baunilha", um doce feito com manteiga de cacau, açúcar, leite e baunilha, depois batizada de "chocolate branco" que não leva cacau na fórmula, apenas a gordura tirada da semente.
Durante as grandes guerras mundiais o poder energético e antidepressivo do chocolate é reconhecido pelo exército norte americano e começa a fazer parte da "ração D", levada pelos soldados. Nos EUA, em 1941, Forrest Mars lança o M&M's, pastilhas de chocolate recobertas com uma camada de açúcar colorido. Ele tinha visto soldados espanhóis comerem algo parecido durante a Guerra Civil Espanhola. Atualmente a Mars é a maior compradora de cacau do mundo.
Atualmente as grandes empresas têm passado por um processo de compras fusões e aquisições, o que tem impulsionado uma transformação na indústria dos doces. Após do negócio entre a Mars e a Wrigley, ocorreram outras 24 fusões de empresas menores. Além disso, a americana Hershey's e a inglesa Cadbury, duas das maiores do mundo, também negociam os termos de uma fusão da qual sairiam com 15% do mercado e o primeiro lugar no ranking mundial. Juntas, a Mars e a Wrigley ficaram com 14,4%.
Chegando na páscoa, o consumo de Chocolate aumenta muito, então cuidado! Embora nos traga prazer, o Chocolate engorda e, embora se diga o contrário, a gordura do leite causa acne (e no chocolate há leite), então melhor não exagerar, certo? Desejo a todos uma Feliz Páscoa! Bom apetite!
0 comentários:
Postar um comentário