Estava escrito, os zumbis iriam dominar a terra em muito breve. Não, isso não é literal, mas também não é parte de um filme de ficção científica. No mundo do horror, sempre houveram vampiros, lobisomens e mortos vivos como estrelas.
Após o sucesso da saga Crepúsculo, com os animalescos vampiros amáveis e lobisomens sem pelos e de séries como Vampires Diaries e The Gates, muitos apostavam que quem iria dominar agora seriam os mortos vivos, coisa que até agora não aconteceu e é bem provável que nem aconteça. Motivo? Você pode criar vampiros que são bons em determinados períodos, isso entrará facilmente na cabeça das pessoas (graças a clássicos como “Dr. Jekyll and Mr. Hyde- O Médico e o monstro”) mas zumbis… estão mortos e ponto final. Você pode fazer filmes excelentes de terror ou suspense mas romances (por exemplo) entre uma garotinha boba e virgem e um zumbi ficará no mínimo nojento.
Contudo, ainda tendo em vista que o sonho de ver os zumbis como Lady Gagas no mundo pop é impossível, não há de se negar, nada traz mais medo no homem de que gente morta. Quando assistimos filmes como Pânico, ficamos com medo de irmos a cozinha sozinhos a noite, mas para termos medo de passarmos perto de cemitérios não são necessários filmes, a imagem de pessoas se deteriorando já estão em nossas cabeças, e imaginarmos que elas podem acordar a qualquer instante é simplesmente aterrorizador.
E pior que tem gente que estuda o mito como se fosse verdade! Segundo o Dr. Steven Schlozman, psiquiatra infantil que mantém posições na Harvard Medical School e no Massachusetts General Hospital / McLean Programaem Psiquiatria Infantil, os zumbis são uma ótima opção para explorar o mundo real da saúde, uma questão real que sempre bate a porta da medicina, afinal de contas “Até que ponto podemos considerar alguém vivo?”
Segundo ele ainda, é necessário estudar e entender os Zumbis como se existissem, e é isso que ele faz! Em palestras, o Dr. Steven explica como funciona a mente das criaturas e como seria um vírus assim na vida real.
Imagine o seguinte, um vírus infecta uma pessoa e a torna um morto vivo que sente vontade de comer humanos (e provavelmente tudo o que encontrasse), ele morde alguém que pega o vírus por sua saliva. Pronto, uma pandemia seria disseminada ao redor do mundo.
Segundo cientistas da Universidade Carleton e de Ottawa, no Canadá, em um caso de infestação Zumbi, apenas três horas após o primeiro infectado, uma cidade de 500 mil habitantes teria mais zumbis de que gente sadia, e se isso continuasse seria o fim da humanidade!
Seja como for, a lenda nascida na América Central (em especial Haiti) infectou o nosso mundo da ficção (e continua infectando) bem como os Zombis, a passos lentos. O sucesso em séries como “The walking dead”, filmes como “A Morte dos Mortos Vivos”, em jogos como o lendário “Resident Evil” ou em clipes como o épico “Thriller”, eles bombam e entram para sempre na história de cada categoria.
Mais uma lenda. Fantasiosa? Talvez. Assim como também são ETs e seres do sobrenatural (aí atrás de você!)…
1 comentários:
Existe monstro mais medonho e feio, do que um zumbi carnívoro ??? MEDO
Postar um comentário