quinta-feira, 28 de março de 2013

Cruz Vermelha cria carteirinha para doadores de sangue

Todos os dias acidentes, doenças e complicações levam a vida de muitas pessoas, são homens, mulheres, crianças, adultos e idosos que poderiam ser da sua família ou roda de amigos. Em cada estado há uma instituição responsável pela coleta de sangue, em São Paulo por exemplo, que cuida do assunto é a Fundação Pró Sangue. É bem provável que você já tenha ouvido falar e até já tenha pensado no assunto, mas  nunca tenha feito nada a respeito. E isso é bem comum, no Brasil, cerca de 1% da população doa sangue, isso já dá quase 2 milhões de pessoas, mas o ideal seria que ao menos 5% o fizesse, isto é quase 10 milhões de doadores para os 193 946 886 brasileiros. Não obstante, ainda há o problema dos tipos, já que sangue do tipo O+, A+, e B- são mais raros e da frequência  onde a grande maioria doa apenas em pequenos períodos  fazendo com que em certos períodos  não haja sangue suficiente para a necessidade dos hospitais. Visando isso, a Cruz Vermelha criou a campanha Clube 25 #DoeExeplo, o intuito é simples, você pode colaborar de duas maneiras, fazendo uma carteirinha, onde você se compromete a doar sangue ao menos 2 vezes por ano ou a divulgação da campanha, muitíssimo importante para a campanha e a qual o Mundo Medo está fazendo parte, onde basta compartilhar a URL do vídeo com a bolsa de sangue como a abaixo.
 Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, para ser sócio, basta ter entre 18 e 25 anos, estar sadio, com mais de 50 kg e bem alimentado, mas doações também podem ser feitas por "não-sócios", que podem ter de 16 a 67 anos, lembrando que tatuagens e percingis não impedem de ser doador, mas deve-se esperar um determinado período antes de se fazer a doação, no caso de tattoos, esse período é de 1 ano. Mais informações sobre orientações e critérios, podem ser encontrados nesse link
Se você tem de 18 a 25 anos, ou um blog, pagina do Facebook ou Twitter, participe do clube clicando aqui
Hoje você ajuda um estranho, amanhã um estranho pode ajudar quem você ama. Compartilhar imagens tristes no Facebook pode ser muito bonito, mas fazer a diferença na vida de alguém é lindo.

Se você se interessou, procure a instituição responsável no seu estado, no Rio Grande do Sul, é a FEPPS ; no Rio de Janeiro, a Hemorio; na Bahia, a Hemoba a é a responsável, mas é possível encontrar a do seu estado com facilidade em uma rápida pesquisa do Google, se informe sobre o posto de coleta mais próximo de seu município, e se esse posto já ficar em sua cidade, que tal fazer deste ato um costume? 


Compartilhe : :

0 comentários: